terça-feira, 11 de setembro de 2007

Vamos dar a conhecer a nossa aldeia...


Rebelhos é uma pequena aldeia na freguesia da Bendada, no concelho do Sabugal. É uma aldeia no interior, na Beira Alta e que por estar distante da sede do seu concelho é tomada um pouco por esquecida. No entanto, os seu conterrâneos não esquecem, nem querem deixar esquecer a sua aldeia.




Rebelhos é uma aldeia pequena, mas com muitas riquezas patrimoniais e naturais. A sua capela que homenageia a Sra. da Saúde é bastante antiga, provavelmente data do ano de 1782, pelo menos é o que está enunciado no seu sino.



Nesta pequena aldeia existem várias fontes e chafarizes, contudo há um "mais conhecido". Segundo conta a história, o chafariz localizado na estrada principal, foi em tempos ponto de encontro de muitos casais enamorados (talvez devido à sua morfologia recatada), tendo por este facto sido nominada por "Fonte dos Amores".


A pacata aldeia de Rebelhos localiza-se num vale do qual se vislumbra a aldeia de Trigais e Bendada. No cimo da serra que delimita a aldeia exista um talefe, o qual deve ser marco de um facto histórico, mas que eu desconheço. Nessa mesma serra, na encosta norte existe um "monumento natural", o chamado "Barroco das Pocarinhas". Este barroco é um verdadeiro pedaço de arte da mãe natureza. O barroco faz um género de uma gruta, cujo o seu topo é completamente coberto por pequenas perfurações.
Muitas outras belezas naturais se podem encontrar e vislumbrar em Rebelhos.
Relativamente à população, é maioritariamente idosa, contudo é uma população muito hospitaleira. As pessoas de Rebelhos vivem, essencialmente da prática agricola. Apesar da evolução dos tempos e dos terrenos não tratados, são alguns os espaços que se podem ver cultivados pela aldeia.
É claro, que em tempos todos os pedaços de terra eram cultivados, porém com o tempo, com a diminuição de população e com o aumento da população idosa muitos dos terrenos já não estão cultivados. Ainda assim, uma boa parte dos mesmos é utilizado para as pastagens. Ainda alguns rebanhos vão sendo visíveis pelos campos.
Uma das actividades ainda existente na aldeia é a confecção de queijos(mais que não seja para consumo próprio).
Uma outra actividade, que no meu ponto de vista enriquece e muito a aldeia é a produção artesanal. Existem dois conterrâneos com uma "mãozinha" especial para trabalhar a madeira. Uma das pessoas, o "Ti Adriano" já não se dedica tanto à arte, mas belas e grandiosas são as obras que produziu, desde a contrução de tipicas cadeiras à construção de diversos instrumentos típicos utilizados na agricultura. De um pedaço de madeira fazia tudo aquilo em que pensava. Hoje, o artesão que está mais no activo é o "Zé Carlos" que a construir casas que idealiza ou que vê é um espectáculo, pois consegue ir ao mais ínfimo pormenor. Mas este Sr. não se limita à construção de casas, ele faz de tudo.
Esta foi uma pequena introdução histórica sobre a aldeia de Rebelhos, contudo muito mais haverá a dizer.
Outros aspectos serão abordados boutros "posts", mas peço a ajuda a todas as pessoas que conheçam algo sobre a aldeia que o divulguem, pois eu sou uma simples curisosa que pretende com este blog divulgar uma pequena aldeia do interior que não quero que caia no esquecimento. Ao mesmo tempo este blog é um sítio onde os conterrâneos e todas as pessoas podem partilhar histórias, divulgar outros saberes desta pequenina mas linda "terriola".
Para conhecerem um pouco mais da Freguesia e do Concelho, deixo-vos os respectivos sites: